Dificuldades encontradas

  No decorrer da realização do nosso projecto de trabalho, o nosso grupo tem vindo a deparar-se com algumas situações, que de certa forma condicionam e limitam um pouco a pesquisa de informação na nossa cidade. O nosso grupo de trabalho realizou várias visitas á Biblioteca Municipal de Chaves, na tentativa de encontrar novas informações, mais material para enriquecer o nosso trabalho. Esta actividade é duplamente estimulante, na medida em que através dela conseguimos satisfazer o nosso espírito curioso de investigação e simultaneamente aperfeiçoamos as nossas capacidades de pesquisa de informação e de trabalho de campo. É sem dúvida vital saber orientarmo-nos numa biblioteca, até porque na nossa vida futura poderá ser um dos principais locais de auxílio ao nosso estudo.  

No entanto, nas visitas que realizamos, deparamo-nos com algumas dificuldades em aceder a material relacionado com as Energias Renováveis. As soluções que encontramos foram perguntar directamente aos auxiliares se a biblioteca dispunha de livros, sebentas, revistas, relacionadas com o nosso tema. Sugeriram-nos que procurássemos informação na secção das Ciências e Tecnologias. Aí encontramos alguns livros acerca da energia solar, construção de painéis solares, mecânica dos colectores, etc. Encontramos também um livro acerca do petróleo, da sua influência na economia e da necessidade da diminuição do seu consumo. Todavia, não fomos além destes dois livros.

Concluímos assim que existe relativamente pouco material acerca das Energias Renováveis na Biblioteca Municipal, o que nos fez procurar outras formas de angariar informação e material para o nosso tema.

Questões levantadas pelo nosso grupo.

 

O desenvolvimento de um projecto de trabalho como o nosso implica uma atitude crítica e reflexiva perante os factos, situações e argumentos relacionados com a temática das energias alternativas. Como tal, é certamente natural surgirem algumas imprecisões, que serão devidamente analisadas e superadas.

À medida que fomos aprofundando o nosso tema deparamo-nos com algumas questões e problemáticas que nos acusaram algumas dúvidas e nos levaram á reflexão.

Como as nossas incertezas poderão ir de encontro ás dúvidas dos cibernautas, o nosso objectivo é expor concisamente os pontos onde se geraram as questões:

  1. Energia Nuclear - Trata-se de uma energia renovável? Sim ou não? 

RESPOSTAS :

  • A energia nuclear é produzida através das reacções de fissão ou fusão dos átomos, durante as quais são libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia eléctrica. A fissão nuclear utiliza o urânio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustível e consiste na partição de um núcleo pesado em dois núcleos de massa aproximadamente igual. 

    Ainda que a quantidade de energia produzida através da fissão nuclear seja significativa, este processo apresenta problemas de difícil resolução:

    • perigo de explosão nuclear e de fugas radioactivas;

    • produção de resíduos radioactivos;

    • contaminação radioactiva e

    • poluição térmica.

       

 

Em alternativa, a energia nuclear pode também ser produzida através do processo de fusão nuclear, que consiste na união de dois núcleos leves para formar outro mais pesado e com menor conteúdo energético, através do qual se libertam também grandes quantidades de energia. Este processo envolve átomos leves, como os de deutério, tritio ou hidrogénio, que são substâncias muito abundantes na natureza.

De referir, que o impacto ambiental resultante do processo de fusão é muito menor, quando comparado com o da energia nuclear produzida por fissão. Actualmente, esta fonte de energia encontra-se ainda numa fase experimental, já que a tecnologia ainda não conseguiu criar reactores de fusão devido às altas temperaturas necessárias para levar a cabo o processo.

Enquanto não se conseguir encontrar uma forma segura de utilizar a energia nuclear e de proceder ao tratamento eficiente e durável dos resíduos resultantes desta actividade, esta continuará a ser encarada como um rico desaconselhável.

 Conclusão:

  1. Quando falamos em energia nuclear produzida através de reacções de fissão, então consideramos a energia nuclear como uma energia não renovável, visto que a fissão usa o urânio, que é um mineral que existe na Terra em quantidades finitas.
  2. Quando falamos em energia nuclear por fusão nuclear, já podemos relacionar este conceito com o conceito de energia renovável, visto que os gastos energéticos são bastante menores e os impactes ambientais são muito mais reduzidos do que aqueles que se verificam nas reacções de fissão nuclear.

 

Atitude de Superação:

Podemos com orgulho referir que a motivação, o empenho e a vontade de elaborar um projecto digno deste tema, fez com que o nosso grupo ultrapassasse as dificuldades sentidas numa atitude de auto-superação, baseada na criatividade e na inovação. Foi desta tentativa de superação que nasceram projectos ambiciosos como a elaboração de panfletos, questionários e ainda uma maquete aplicativa das energias alternativas, elaborada em conjunto com outro grupo de trabalho da nossa turma.