Resumo

 O consumo exagerado de fontes fósseis de energia e o desperdício das energias renováveis são uma realidade cada vez mais comprometedora relativamente à sustentabilidade do desenvolvimento ambiental, constituindo a base da motivação para a realização do presente estudo.

A observação diária permite verificar que a energia pode ser bem ou mal utilizada, no último deste caso leva a desperdícios inúteis, daí a importância da informação e de intervenções junto e com os alunos de forma a sensibilizá-los, desde cedo, para os problemas não só da energia, mas de todo o Ambiente.

Para o efeito foi desenvolvido um questionário centrado no entender do conceito de energias; depois na distinção de energia fóssil versus renovável e das vantagens e desvantagens de cada uma delas; seguido da elaboração de um cartaz com as principais atitudes de um “cidadão da energia/Ambiente”.

Neste trabalho, várias informações sobre diferentes fontes alternativas de energia foram reunidas para que pudesse ser estabelecida uma visão geral do sector energético.

O objectivo foi intervir junto dos alunos através de um inquérito, para sabermos em que medida as aquisições de novas aprendizagens podem levar a mudanças em relação à problemática das energias e do Ambiente em geral.

Este estudo incidiu em 22 alunos do Liceu Fernão de Magalhães do 7.º ao 12.º ano de escolaridade.

O instrumento de trabalho usado para recolher os dados e as informações sobre os conhecimentos das energias foi um questionário, distribuído aleatoriamente pelos alunos dos anos atrás mencionados.

A aplicação deste questionário visou avaliar as concepções que os alunos tinham em relação à problemática das energias e os valores e atitudes que revelavam face ao problema em investigação.

Os resultados obtidos demonstraram duma maneira geral estarem familiarizados com o tema, reconhecendo não só as diferenças entre os dois tipos de energias, com as desvantagens e vantagens de cada uma delas, assim como melhor usar a energia em geral, não deixam porém de se notarem algumas incertezas e até incorrecções, que no contexto geral são pouco significativas.