Energias

Como fora prometido anteriormente faremos referência aos vários tipos de energias alternativas, relacionando o panorama global com o contexto do nosso país e se possível com o da nossa própria cidade.

Antes de mais é necessário estabelecer um dos pontos vitais do nosso trabalho, ou seja, a distinção entre as energias renováveis e os combustíveis fósseis; o porquê de umas em relação ás outras; quais as mais rentáveis em termos de custo e rendimento; com qual poderemos contar no futuro, etc.

O nosso grupo tentará por em confronto as várias vertentes, prós e contras entre estes dois tipos de energia, englobando os principais aspectos numa espécie de "debate virtual".

 

  • Em primeiro lugar penso que é importante referir que, desde a revolução industrial, os combustíveis fósseis, nomeadamente o carvão, desempenham um papel fundamental no abastecimento energético do globo. Actualmente, o petróleo domina o mundo energético e não é por acaso que as grandes potências mundiais, comos os Estados Unidos lutem pelas reservas deste composto. É o petróleo que confere dinâmica aos nossos quotidianos, desde os combustíveis para os automóveis até ás pastilhas elásticas que consumimos.   

 

  • As reservas petrolíferas são extremamente preciosas, visto que o período de reposição deste composto na Natureza é bastante longo. Actualmente, niguém se imagina num mundo sem petróleo, pois há outras tantos assuntos com que ocupar as nossas cabeças, e o futuro do planeta não é um deles, certamente.

 

  • Todavia, é necessário abrir os olhos, acordar para esta realidade não muito optimista no que toca ao ponto de vista energético. Os combustíveis fósseis, para além de cada vez mais escassos, são recursos poluentes, que danificam a Natureza, ou seja, têm um impacte negativo. E se nos resignarmos e pensarmos que não há soluções, estamos profundamente enganados. O nosso tema de trabalho de Área de Projecto é a prova disso.

 

  • O nosso grupo quer chegar precisamente ao ponto em que as energias renováveis passam do sonho á realidade, tal como os projectos passam do papel para a aplicação no mundo real. Para além de recursos inesgotáveis, como o vento, o sol, a água, estas energias são limpas, não poluem o meio envolvente, são por isso dignas de serem energias alternativas aos combustíveis fósseis.